PRINCIPAIS COMUNIDADES INDIGENAS NO PERIODO DA COLONIZAÇÃO E SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA
"A palavra
“índios” - que utilizamos para designar os povos ameríndios - provém do fato de
Cristóvão Colombo ter acreditado que havia chegado às Índias, no 12 de outubro
de 1492. A população indígena brasileira no período da chegada dos portugueses,
ao contrário do que se pensa, não era uma população muito heterogênea. Existia
diversidade, porém, encontravam-se muitas semelhanças dentre os diversos povos."
A população ameríndia
dividia-se basicamente em dois grandes grupos: os tupis-guaranis e os tapuias.
Os grupos tupis se
espalhavam por praticamente toda a costa brasileira e eram conhecidos como
tupinambás, tupinajés, tupinambaras, tupiniquins - dentre outras derivações.
Eles praticavam a caça, pesca, coleta de frutas e agricultura e falavam um
tronco linguístico comum. Os guaranis viviam na bacia do Paraná-Paraguai e,
mesmo com a distância geográfica, mantinham muitas semelhanças com o grupos
tupis, por isso a origem da expressão: tupi-guarani. Na prática da agricultura,
de subsistência, era realizada a queimada - chamada pelos tupis de coivara -
para derrubada das árvores e preparação da terra. Esta prática foi absorvida
pelos portugueses quando vieram trabalhar nas plantations de açúcar. O feijão,
milho e, sobretudo, a mandioca, cujos preparos como a farinha tornara-se
alimentos primordiais na colônia, eram as culturas realizadas pelos tupis.
Na faixa do interior entre
o Bahia e o Maranhão localizavam-se os chamados tapuias. Essa palavra provém da
língua tupi e significava “aquele que não é tupi”. Divididos entre aimorés,
tremebés, kariris e outros - os tapuias também são designados como pertencentes
ao grupo macro-jê, que abrange alguns povos do interior de São Paulo, por
exemplo. Desde o início da colonização, os portugueses já os chamavam de
bárbaros pelo fato de manterem características culturais diferentes dos grupos
do litoral e também pelo poder de resistência que esses grupos demonstraram à
dominação portuguesa. Os tupis eram os “conhecidos”, já os tapuias eram os
“outros”. Para se ter uma ideia, quando em 1570 a coroa portuguesa aprovou a
lei que proibia a escravização indígena, ela não valia para os tapuias. O que
ocorreu foi a chamada “Guerra Justa”, conceito cristão do período medieval -
que já havia sido utilizado pelos lusos na guerras contra os muçulmanos - mas
que no período colonial foi usado na guerra contra os não-tupis. A rivalidade
era tanta que durante a presença holandesa em Pernambuco, Nassau firmou uma
aliança com os tapuias contra os luso-brasileiros.
Algumas nações indígenas,
tanto dos grupos tupis-guaranis como dos tapuias, eram antropofágicos. Alguns
grupos comiam carne humana apenas por vingança, outros por a apreciarem.
Tainã, Jefferson, Gabriela, Ericles, Anatalina
2º ano
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