quarta-feira, 9 de abril de 2014

Principais nações indígenas no periodo colonial-1ano-Ana Mendes, Jonatas, Dallas, Iuri.

Os tupis guaranis são o maior grupo nativo brasileiro, mas também estão espalhados em outros países da América do Sul. Eles são divididos em vários grupos, que acabam formando a grande nação Guarani. Antes da chegada dos europeus estima-se que havia 2 milhões de nativos, mas hoje não passam dos 46 mil. Algumas das principais atividades da tribo são: a prática da agricultura com o plantio de arroz, mandioca, entre outros alimentos, eles também cultivam sua cultura com danças, músicas, rituais que são direcionados ao Deus Tupã pedindo proteção para as pessoas, natureza, e colocando acima de tudo o meio ambiente.
A tribo dos caiapós explora em seus 3,3 milhões de hectares de sua reserva no sul do Paraná principalmente o mogno e o ouro, por isso foram considerados os índios mais ricos do Brasil. Trabalham nessa cultura derrubando aproximadamente 20 árvores de mogno diariamente, e extraem 6 mil litros de óleo de castanha por ano, eles têm uma movimentação de U$$15 milhões por ano, e quem expandiu a iniciação capitalista dos caiapós foi o cacique Tutu Pompo.
 Terena é composta por cerca de 16 mil índios , que cultivam a cultura do plantio e diferentemente de algumas outras tribos eles interagem com a sociedade, estão situados principalmente no estado do Mato Grosso do Sul e também no interior do estado de São Paulo, mas ainda situam-se também na margem esquerda do alto do rio Paraguai, no Mato Grosso do Sul e no norte do estado.
Talvez muitos não saibam mais o nosso país é repleto de tribos indígenas que seguem as suas culturas que foram deixadas pelos seus antepassados a seus povos, muitos deles ainda vivem totalmente afastados, isolados da vida urbana, no entanto outros já interagem com a população das proximidades de onde vivem, fazendo com que possamos conhecer mais a cultura deles e eles tenham acesso a nossa também.
A tribo Ticuna é considerada uma das principais etnias da Amazônia, pois sua população é de mais de 20.135 nativos. Eles vivem em cerca de 70 aldeias que estão espalhadas ao longo do Rio Solimões, e outra grande parte vive no Peru.

Macuxi: Uma das suas principais tradições é o ritual de iniciação, que é feito com meninas que tiveram sua primeira menstruação.A tribo Macuxi está localizada no norte da Amazônia e hoje vivem muito bem com a vida urbana. Trabalham em cidades grandes, e andam de ônibus, caminhão, aviões, e outros meios de transportes do homem branco.De forma geral se adaptaram bem à urbanização, uns até moram na capital; sua população está estimada em 23.000 mil nativos.Estas são algumas das características das principais tribos que ainda se encontram no Brasil, em diversas regiões, mas vale lembrar que o país possui mais de mil tribos espalhadas em todo o território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário