quarta-feira, 9 de abril de 2014

Tribos canibais brasileiras e seus costumes.

Antropofagia é o ato de comer uma parte ou várias partes de um ser humano. Os povos que praticavam a antropofagia o faziam pensando que, assim, iriam adquirir as habilidades e força das pessoas que comiam.
Na maioria dos casos, consiste num tipo de ritual religioso/mágico como uma forma de prestar seu respeito e desejo de adquirir as suas características.
A antropofagia praticada pelos grupos tribais do Brasil era de caráter exclusivamente ritual. Aquele inimigo capturado era levado até a aldeia dos vencedores e mantido prisioneiro durante um tempo, no qual todos os privilégios eram atendidos, como: uma mulher para manter relações sexuais e fazer companhia e os melhores alimentos.
 Durante um longo período, preparava-se a festa em que o prisioneiro seria devorado. A execução, com violento golpe de borduna, cabia a quem o capturou.
Ao prisioneiro, tinha que se manter valente, retrucando as provocações.  Os guerreiros acreditavam que, ao comer a carne de um inimigo , adquiriam o seu poder, conhecimentos e qualidades.
Muitos viajantes que vieram ao Brasil relataram os costumes dos indígenas. Uma das tribos que mais chamou a atenção dos deles foi, os Tupinambás, uma tribo antropofágica que vivia no litoral brasileiro. Que com a chegada dos jesuítas, tiveram seus costumes combatidos.
Gabriele, Juliana, Isadora, Ramon
2º ano


Um comentário:

  1. Muito legal, gostei muito da história do canibalismo!!
    Muito bom, parabéns à todos vocês viu!
    Eu irei fazer uma historia em Quadrinho com esta história!

    ResponderExcluir