quarta-feira, 9 de abril de 2014

Tribos Antropofágicas no Brasil



  A antropofagia é o ato de comer partes do corpo de um ser humano, muito parecido com o canibalismo, porém difere-se, pois este se identifica em se alimentar de outros seres humanos para saciar suas necessidades do corpo, enquanto que a antropofagia é muito mais que isso, as tribos que a praticavam acreditavam ganharem a força, inteligência, das pessoas que fossem devoradas por elas.
  
  Assim a antropofagia pode ser compreendida como uma espécie de ritual em que tribos Indígenas que derrotassem seus rivais em batalhas, se alimentavam deles para poderem adquirirem suas habilidades e ficarem mais fortes, no Brasil existiam algumas tribos que eram antropofágicas, como os tupinambás, os atroaris e os vaimiris, hoje em dia a tribo dos Ianomâmis, pratica um ritual parecido com o antropofagismo, que é comer as cinzas de um amigo morto, em sinal de respeito.

 A tribo tupinambás possuía algumas diferenças no ritual, a lógica da tribo era capturar o inimigo e fazer ele conviver com a mesma, incorporando os hábitos dos membros da comunidade, podendo ficar com a tribo por anos e podendo até se casar com alguma mulher do grupo, no entanto nunca deixava de ser reconhecido como um inimigo.

 Todos os membros da comunidade tinham que passar pelo ritual, geralmente tinha um escolhido pela tribo para matar o “inimigo”. A pessoa que o matava, passava a ser temido e considero poderoso pelos outros membros, pois era como ter duas forças dentro de si, a sua própria e a de quem você matou, se tornando uma pessoa nova para a tribo.

 Haviam várias outras formas de se realizar o ritual antropófago, além da incorporação do inimigo. O grupo dos indígenas tarairus, que povoavam o sertão nordestino o ritual era considerado uma forma de afeto. A mulher comia a carne do filho morto, como uma forma de demonstrar seu amor por ele, sendo o luto compartilhado com a família toda.

 Hans Staden, um alemão que fora aprisionado pelos tupinambás no litoral fluminense, em 1554, ajudou, por meio de seus relatos escritos em seu livro, a levar uma nova visão da antropofagia praticada pelos índios brasileiros, fundamentando ser uma pratica ritualista de sua crença, já que, quando capturado ele presenciou vários atos antropofágicos, e quando conseguiu escapar e voltar a sua terra relatou toda sua viagem.

 Não se sabe ao certo a verdadeira origem do ato de antropofagia nas tribos indígenas, alguns historiadores acreditam que surgiu juntamente com os mais antigos estágios do desenvolvimento da humanidade, por diversos motivos, sendo o mais aceitável a sobrevivência à fome. Com o passar dos anos, e com os surgimentos de varias crenças, varias tribos adaptaram este ato de canibalismo aos seus rituais, como um ato mais espiritual do que selvagem.

Grupo: Brener Almeida, Ravi Braga, Paulo Nunes e Lucas Nunes.
3º Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário