quarta-feira, 9 de abril de 2014

PRINCIPAIS COMUNIDADES INDIGENAS NO PERIODO DA COLONIZAÇÃO E SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA

"A palavra “índios” - que utilizamos para designar os povos ameríndios - provém do fato de Cristóvão Colombo ter acreditado que havia chegado às Índias, no 12 de outubro de 1492. A população indígena brasileira no período da chegada dos portugueses, ao contrário do que se pensa, não era uma população muito heterogênea. Existia diversidade, porém, encontravam-se muitas semelhanças dentre os diversos povos."
     A população ameríndia dividia-se basicamente em dois grandes grupos: os tupis-guaranis e os tapuias.
     Os grupos tupis se espalhavam por praticamente toda a costa brasileira e eram conhecidos como tupinambás, tupinajés, tupinambaras, tupiniquins - dentre outras derivações. Eles praticavam a caça, pesca, coleta de frutas e agricultura e falavam um tronco linguístico comum. Os guaranis viviam na bacia do Paraná-Paraguai e, mesmo com a distância geográfica, mantinham muitas semelhanças com o grupos tupis, por isso a origem da expressão: tupi-guarani. Na prática da agricultura, de subsistência, era realizada a queimada - chamada pelos tupis de coivara - para derrubada das árvores e preparação da terra. Esta prática foi absorvida pelos portugueses quando vieram trabalhar nas plantations de açúcar. O feijão, milho e, sobretudo, a mandioca, cujos preparos como a farinha tornara-se alimentos primordiais na colônia, eram as culturas realizadas pelos tupis.
     Na faixa do interior entre o Bahia e o Maranhão localizavam-se os chamados tapuias. Essa palavra provém da língua tupi e significava “aquele que não é tupi”. Divididos entre aimorés, tremebés, kariris e outros - os tapuias também são designados como pertencentes ao grupo macro-jê, que abrange alguns povos do interior de São Paulo, por exemplo. Desde o início da colonização, os portugueses já os chamavam de bárbaros pelo fato de manterem características culturais diferentes dos grupos do litoral e também pelo poder de resistência que esses grupos demonstraram à dominação portuguesa. Os tupis eram os “conhecidos”, já os tapuias eram os “outros”. Para se ter uma ideia, quando em 1570 a coroa portuguesa aprovou a lei que proibia a escravização indígena, ela não valia para os tapuias. O que ocorreu foi a chamada “Guerra Justa”, conceito cristão do período medieval - que já havia sido utilizado pelos lusos na guerras contra os muçulmanos - mas que no período colonial foi usado na guerra contra os não-tupis. A rivalidade era tanta que durante a presença holandesa em Pernambuco, Nassau firmou uma aliança com os tapuias contra os luso-brasileiros.
     Algumas nações indígenas, tanto dos grupos tupis-guaranis como dos tapuias, eram antropofágicos. Alguns grupos comiam carne humana apenas por vingança, outros por a apreciarem.
Tainã, Jefferson, Gabriela, Ericles, Anatalina
2º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário